TESTE

Um sono reparador e de qualidade permite revitalizar o bem-estar físico e psicológico, repor a energia perdida durante o dia, regenerar o sistema celular e reforçar o sistema imunitário. 

É durante o sono que todos os processos de regeneração do organismo ocorrem. É aconselhado na idade adulta dormir cerca de 7 a 8 horas por dia.

A privação do sono, poderá prejudicará a saúde do organismo em geral. A longo prazo poderá levar ao aparecimento de hipertensão arterial, diabetes, doenças cardiovasculares, além de danos neurocognitivosm que levam à baixa de produtividade, fadiga, irritabilidade, aumento de apetite e obesidade, redução da imunidade, falta de concentração e memória.

 

Como dormir melhor?

  • Mantenha o ambiente do seu quarto escuro, já que a claridade interfere na produção de melatonina – hormona responsável pela regulação do sono.
  • Opte por ouvir música chill-out ou faça uma meditação guiada.
  • Faça alguns exercícios de respiração.
  • Opte por aromas calmantes como a lavanda que produz comprovadamente relaxamento na hora de dormir.
  • Faça uma infusão de ervas calmantes como flôr de laranjeira, camomila, valeriana, tília e cidreira.
  • Evite alimentos estimulantes antes de dormir como o café, chás preto/verde/vermelho/branco, picantes, gengibre e bebidas alcoólicas.
  • Desligue todos os aparelhos electrónicos antes de ir dormir.
  • Crie uma rotina com horário certo para dormir.
  • Faça atividade física com componente de corpo e mente, como o Yoga, Tai Chi e Qi Gong pelo menos 2h antes de dormir para o ajudar a acalmar.